sábado, 20 de novembro de 2010
http://www.lendo.org

             Conhecer todos os diferentes meios de comunicação existentes, enriquecem não só o aprendizado, mas também a nossa cultura.
            Poemas populares de forma oral e posteriormente impressos em folhetos rústicos, o Cordel teve origem em Portugal e chegou aqui em São Paulo através dos Nordestinos, onde eram expostos em cordas ou cordéis para serem vendidos.
            Sendo mais uma forma de expressão lingüística, tivemos a oportunidade de ver como podem ser trabalhados dentro das escolas através de aulas, palestras e oficinas realizadas durante o curso. Foi possível presenciarmos o trabalho realizado com o Cordel, em uma escola particular de São Caetano, com crianças de 10 a 11 anos.
             Exemplo de cordéis produzidos pelas crianças:

Minha escola                                            

            
Sempre estudei aqui                         
Minha escola e meu lugar                      
Todo dia de tarde                             
Vou pra casa estudar                             
Ninguém sabe que eu gosto
De no recreio brincar
Santo do Pau Oco

Sou pequeno e bem oco
Minha história vou contar
Fico rico bem depressa
Todo ouro vou guardar
Sou o santo do pau oco
Portugual quer me achar
E.T.

Ninguém sabe que eu existo
E nem onde eu vou morar

Só sei que eu sou verdinho
E eu vim pra arrebentar
E com minha nave grande
Vim na Terra pra zoar
          
             Para desenvolver o cordel, os alunos tiveram aulas para obter o conhecimento sobre a Literatura de Cordel e a partir disto, elaboraram seus próprios cordéis de uma forma “simples”, onde é possível encontrar alguns erros em sua construção, mas para as crianças o que valeu foi a diversão na hora da escrita e o conhecimento de uma nova linguagem.
Através da realização deste trabalho foi possível perceber a importância de saber apresentar novas culturas para as crianças durante o seu processo de aprendizagem.

             Autor: Amanda Cavalcante, Gabriela Ricci e Mileny de Paula

0 comentários:

Postar um comentário

Historico do Blog

Quem somos nós...

Minha foto
São Paulo: Múltiplos Olhares
Amanda Cavalcante de Oliveira, Elaine Fança, Gabriela Ricci dos Santos, Mileny de Paula de Araujo e Taylah Bertolini Marega, graduandas do curso de Pedagogia da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.