domingo, 21 de novembro de 2010
Fonte: marcamaria.com
         
          Primeiramente é importante pensarmos um uma situação para assim elaboramos nossa HQ, qualquer situação pode virar uma boa história, basta adaptarmos, mudarmos algumas coisas e usar a imaginação. Depois elabore um ROTEIRO, coloque no papel todo o esquema da história, para assim nos nortearmos. Isso facilitará muito no processo de construção!

DICAS: Sempre coloque vírgula entre o vocativo e o restante da frase.

            Com o roteiro em mãos, agora é hora de pararmos para contar quantos quadrinhos serão necessários para estruturá-la e montarmos sua “cara”. Esse processo chama-se DIAGRAMAÇÃO, onde decidimos a forma e tamanho de cada quadrinho. Depois temos que esquematizarmos mais ou menos como serão feitas as ilustrações.
            Com todo esse pré-projeto feito, partimos cara a construção da História em Quadrinhos, primeiro monte a diagramação da história e depois comece com a escrita dos balões. É importante ressaltar que se deve usar letra MAIÚCULA para facilitar a leitura, e esteticamente fica mais claro e bonito. Posteriormente, devemos desenhar os balões. Estes podem ser de várias formas diferentes, onde dependendo de sua forma, expressam a ação do personagem.
Fonte: divertudo.com.br

            O uso das ONOMATOPÉIAS neste processo é muito significativo.
            Mas o que são as onomatopéias? São figuras de linguagem ondel se reproduz um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias.
Fonte: influx.com.br

            O fim da história é muito importante, pois é o desfecho de todo o seu tramite. Portanto, vale destacar que no último quadrinho tem que ser colocado a palavra FIM.
            Não se esqueça do TÍTULO, com a HQ pronta é hora de pensar em um bom título, pense em algo que chame atenção e desperte a curiosidade no leitor. Seja Criativo e Mão na Massa!


IMPORTANTE: História em quadrinho não são apenas histórias longas e estruturadas em forma de revistinha, TIRINHAS também são um tipo de HQ, mas com estruturada diferente.

Autor: Amanda Cavalcante

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do texto, é direto e bem explicado.

Postar um comentário

Historico do Blog

Quem somos nós...

Minha foto
São Paulo: Múltiplos Olhares
Amanda Cavalcante de Oliveira, Elaine Fança, Gabriela Ricci dos Santos, Mileny de Paula de Araujo e Taylah Bertolini Marega, graduandas do curso de Pedagogia da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.