quarta-feira, 10 de novembro de 2010
            
Fonte: escoladopovo.org

          Um dos grandes resultados do crescimento desigual do capitalismo nos dias de hoje é o bairro de Paraisópolis, localizado na cidade de São Paulo no distrito de Vila Andrade, mas pertence à região do Morumbi. Sua população conta com aproximadamente 80 mil pessoas, distribuídos em 20 mil domicílios.
Luxo, conforto, dinheiro, boas condições em relação à alimentação, saúde, moradia, educação e saneamento básico... X ...desconforto, desemprego, violência,  más condições em relação a alimentação, saúde, saneamento básico, moradia e educação. Através da imagem postada a cima foi possível perceber o tamanho da desigualdade social causada pelo desenvolvimento desigual e combinado.
No dia 09 de Abril, o site do SPTV mostra que o projeto de urbanização da favela de Paraisópolis ganha destaque internacional, ao ser levado à Bienal de Arquitetura holandesa, onde o arquiteto George Brugmans, diz que tal projeto deve integrar pobres e ricos. Dentro deste processo de urbanização estão sendo construídos apartamentos, com cômodos amplos e confortáveis para 126 famílias.
Muitas famílias que moram na favela não concordaram com o projeto, pois para atender os interesses do capital, tudo o que é feito dentro das cidades sempre favorece uma parte da sociedade e neste caso favoreceu o lado mais privilegiado, ou seja, o bairro do Morumbi. É por este e outros motivos que a desigualdade cresce cada vez mais no Brasil, causando os problemas sociais conhecidos por todos nós, como pobreza, violência, más condições de alimentação, moradia, educação, entre outros.


Autor: Amanda Cavalcante, Gabriela Ricci e Taylah Bertolini

0 comentários:

Postar um comentário

Historico do Blog

Quem somos nós...

Minha foto
São Paulo: Múltiplos Olhares
Amanda Cavalcante de Oliveira, Elaine Fança, Gabriela Ricci dos Santos, Mileny de Paula de Araujo e Taylah Bertolini Marega, graduandas do curso de Pedagogia da UMESP (Universidade Metodista de São Paulo)
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.